NOSSO BLOG | EJA CONSULTORIA


3 Passos para entender a situação financeira da sua empresa


 

Diagnóstico Financeiro

 

 

Você sabe como anda a situação financeira da sua empresa atualmente? Essa é uma questão que muitos empreendedores provavelmente não saberiam responder facilmente, visto que em suas rotinas de atividades sobra pouco tempo para analisar de forma detalhada os resultados obtidos por seus negócios ao fim de cada período.

Como um diagnóstico financeiro pode te ajudar?

 

Com uma Análise Financeira bem feita os gestores das empresas podem ter acesso a uma boa quantidade de informações relacionadas aos resultados obtidos com as atividades da organização as quais ajudarão a entender a sua realidade atual.

Essas informações são essenciais para a criação de estratégias que visem melhorar a eficiência de uma empresa. A partir da sua análise os responsáveis pela empresa podem compreender de uma forma mais detalhada a sua estrutura de custos e despesas, permitindo assim a identificação de pontos que podem ser revistos de forma a serem diminuídos, com a avaliação dos que realmente são necessários para as atividades da empresa.

 

Construindo o Panorama Financeiro

Entenda como elaborar o cenário financeiro da sua empresa

 

 Análise das ferramentas de gestão financeira

Através da verificação dos dados das plataformas financeiras existentes na empresa, desde softwares financeiros a planilhas manuais, é possível construir o cenário atual da empresa, na EJA costumamos dizer que nessa etapa nós verificamos a Saúde do coração da Empresa (Finanças), verificando o que deve ser feito para prevenção de maiores danos, ou validação das boas práticas existentes nesse aspecto.

 

 Estruturação dos Indicadores

Na entrega dos dados obtidos na etapa anterior, é possível elaborar alguns indicadores bem interessantes, como Ponto de Equilíbrio, que é o quanto a empresa precisa faturar mensalmente ou em um período pré-definido para consegui manter suas atividades, é levantado também o Payback que retrata em quanto tempo o empreendedor obterá retorno no investimento feito, além do panorama geral do Fluxo de Caixa da empresa, que são as movimentações financeiras feitas em períodos definidos (Diariamente, semanalmente ou mensalmente) juntamente com todas as informações relevantes retratadas nela.

 

 Relatório Final

Com todos esses dados coletados, e o entendimento geral da empresa é possível retratar para o gestor, a situação financeira da sua empresa, e onde estão seus principais pontos de melhoria, no aspecto financeiro.

 

Em nosso blog você pode encontrar mais conteúdos sobre gestão financeira, que podem auxiliar o controle financeiro da sua empresa.

 

De uma maneira geral, o conhecimento da sua situação interna, como já dizia Sun Tzu em a Arte da Guerra, é fundamental para se manter competitivo. É essencial para um gestor ter informações sobre o funcionamento de todos os setores de sua empresa para que possa tomar melhores decisões baseadas nos seus pontos fortes e considerando os seus limites. Está aí a importância de conhecer a sua situação financeira.

 

 

(83) 99647-0134

contato@ejaconsultoria.com.br

POST ANTERIOR

POST RECENTE