NOSSO BLOG | EJA CONSULTORIA


Tudo que você precisa saber sobre uma Consultoria Financeira


Gestão Financeira 

 

Qual a importância do acompanhamento da área financeira da sua empresa? Ou melhor, o quanto você se dedica para observar os valores gerados pelas atividades que sua organização produz?

Os micro e pequenos empreendedores, principalmente aqui no Brasil, muitas vezes não sabem a utilidade que as informações financeiras podem trazer para um melhor desempenho organizacional. Fazer o lançamento diário das movimentações de entradas e saídas do caixa pode modificar a forma como você gere seus recursos financeiros.

As principais causas para essa falta de controle financeiro gira muito em torno do fato de micro e pequeno empreendedores não possuírem ferramentas que lhes auxilie, juntando isso ao fato da pouca experiência em gestão de capital, além da dificuldade de divisão dos recursos que devem ser mantidos como capital de giro que em muitos casos acabam se juntando com as finanças pessoais.

 

Benefícios de uma Consultoria em Finanças

 

1 .Os registros podem servir de consulta para futuras pesquisas;

 

2. Ampliação da visão sobre o negócio e com isso, é possível reduzir custos e direcionar melhor os seus investimentos;

 

3. O monitoramento constante de como está a saúde financeira possibilita um melhor planejamento para momentos de recessão;

 

4. Analisar as mudanças nos valores de vendas e gastos que estão ocorrendo de um mês para o outro, ou de um ano para o outro, é possível identificar os motivos dessas variações e logo em seguida traçar planos de ações que neutralizarem os fatores que podem estar prejudicando seu empreendimento ou então, potencializar esses elementos para aumentar o seu faturamento.

 

Etapas de uma estruturação Financeira

 

A estruturação das finanças se dão basicamente em 4 etapas, acompanhe abaixo:

Coleta de dados financeiros

Nessa etapa são coletados os registros históricos, baseadas em Planilhas de fluxo de caixa ou qualquer fonte de informações que forneçam os panoramas da empresa em um período pré-definido.

Estruturação dos demonstrativos financeiros

Com os dados coletados é possível realocá-los, caso seja necessário, para um ferramenta mais visual e completa, facilitando a leitura de informações para as futuras tomadas de decisão.

Análise dos demonstrativos

Com as demonstrações já estruturadas é o momento de analisar as informações, basicamente comparando um cenário ideal x ocorrido, e verificando quais as ações devem ser tomadas para o alcance de um cenário desejado pela empresa.

Planos de ação

Após todas as análises é hora de elaborar estratégias e planos de ação que otimizem a parte financeira da empresa, afinal, dinheiro é o motor das organizações, e uma boa gestão dele é capaz de fornecer um diferencial competitivo para as organizações.

 

Diagnóstico Financeiro

Quer descobrir como anda sua finanças? Em nosso blog já construímos um material que pode lhe auxiliar a entender melhor o panorama vivido por sua empresa, além de informar a importância de um diagnóstico financeiro.

 

Lembre-se de um princípio que o homem mais rico do mundo, Warren Buffett, sempre diz:

Regra número um, nunca perca dinheiro. Regra número dois, nunca esqueça da regra número um.

 

 

(83)99647-0134

contato@ejaconsultoria.com.br 

POST ANTERIOR

POST RECENTE