Vendas

Queda nas vendas? Veja como driblar isto!

Em momento de crise, todo empresário faz mil tentativas para melhorar o desempenho do seu negócio. É nesse momento que vemos todos os tipos de promoções, mas que muitas vezes não atendem o principal objetivo: aumentar as vendas.

Se para os proprietários de grandes empresas, que têm à sua disposição equipes empenhadas em estudar e melhorar suas vendas, esse já é um grande desafio, para os proprietários das micro e pequenas empresas o desafio é muito maior.

Se também levarmos em consideração o fato de ser uma micro ou pequena empresa do segmento varejista, encontraremos ainda mais dificuldades, pois esse setor foi um dos mais afetados pela crise. Em 2015, o volume de vendas do comércio varejista caiu 4,3% e o número de estabelecimentos fechados foi de mais de 65 mil, ocasionando a demissão de cerca de 113 mil trabalhadores. Em 2016 a queda no fluxo de vendas continua a preocupar os varejistas chegando a cair cerca de 5,5% em relação ao ano anterior, segundo a revista EXAME.

No entanto, existem algumas estratégias que podem representar um aumento significativo nas vendas da sua empresa. Estratégias estas que fazem com que seu cliente tenha uma melhor experiência de compra desde o perceber sua empresa ao pós-venda. E para isso, nós da EJA consultoria, trabalhamos sobre quatro fatores para alavancar os seus resultados com as vendas:

 

Ponto de venda: O projeto do ambiente físico do seu negócio deve levar em consideração a imagem que você quer que o cliente crie em relação à sua empresa. Construir uma experiência positiva para o cliente dentro do seu estabelecimento é um fator de grande importância pois pode influenciar na sua decisão de compra. Para isso, quanto mais bem estruturado for o local para que possa proporcionar a melhor experiência possível, melhores resultados você poderá obter, na medida em que se estabelece na preferência do cliente.

-Capacitação dos vendedores: A capacitação dos vendedores é de extrema importância já que estes são a face da sua empresa. Oferecer a estes, conhecimentos sobre o produto, sobre o mercado, sobre o cliente e alia-los a técnicas de vendas, contribuem significativamente para o aumento das vendas.

Layout e Merchandising: Envolve a questão logística da parte de vendas, principalmente a apresentação dos produtos no ponto de venda, como uma forma de facilitar o escoamento dos produtos e otimizar os espaços de exposição. O sucesso do merchandising começa, em qualquer estabelecimento varejista, ao identificar a necessidade do consumidor. É preciso colocar o produto certo, na hora certa, e expô-lo da melhor maneira possível, chamando, assim, a atenção do cliente, e aumentando consequentemente seu interesse pelos produtos oferecidos.

-Pós Venda: Essa é uma estratégia que pode ajudar uma empresa a se diferenciar das outras e que também pode ajudar no relacionamento com os clientes. Essa etapa se inicia logo depois que o cliente adquire os produtos ou serviços da empresa.

O pós-venda torna possível o gerenciamento da relação pós-compra e a obtenção de informações acerca da satisfação dos clientes, gerando, assim, uma base para o desenvolvimento de estratégias para retenção e fidelização de clientes. Quando o pós-venda é bem realizado pela empresa, ele se torna sinônimo de pré-venda em negociações futuras.

Case de Sucesso – Papelaria

O cliente estava atuando no mesmo local a cerca de 20 anos, no entanto vinha percebendo que sua loja não tinha tanta participação no mercado local e que suas vendas vinham caindo mês a mês. Além disso, o cliente observava períodos de sazonalidade que se restringiam aos meses de férias.

Com base nestas informações, nós propomos uma consultoria que viesse a trazer um resultado a curto prazo, e com esse objetivo propomos as seguintes intervenções: Análise da concorrência, Layoutização e merchandising, melhorias no ponto de venda, plano de prospecção para pessoas jurídica, treinamentos de atendimento ao cliente e negociação.

Após a aplicação da consultoria, com base nos dados fornecido pelo próprio cliente, ele obteve um aumento mensal de 15% nas suas vendas, nos meses posteriores à execução dos planos de ação. O que segundo ele foi algo muito positivo já que em meses anteriores havia uma perspectiva de queda.

Essa consultoria passou a ser o exemplo perfeito de que: Ninguém tem um problema igual ao seu. Ninguém tem uma solução igual a nossa.

Gostou do nosso post? Confira também PESQUISA DE MERCADO: A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES PARA SUAS EMPRESA.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *