Desenvolvimento de Liderança

Ao longo do tempo o estilo de liderar vem se modificando para melhor. A liderança que

era voltada para a produção atualmente é voltada para as pessoas, abaixo uma

pequena comparação sobre a liderança antiga e a mais atual:

Líder do passado : – Ser um chefe;  -Controlar as pessoas; – Centralizar a autoridade; – Estabelecer os objetivos; – Dirigir com regras e regulamentos; – Confrontar e combater; -Mudar por necessidade e crise; -Ter um enfoque “eu e meu departamento”.

Líder do futuro

-Ser um coach e facilitador;

-Empowerment; – Distribuir a liderança; -Conciliar visão e estratégia; -Guiar com valores compartilhados; -Colaborar e unificar; -Ter um enfoque mais amplo; – Ter um enfoque de “minha empresa”,

Ser líder é conseguir que o trabalho seja feito por outra pessoa, é delegar tarefas e responsabilidades, não é simplesmente ler instruções, mas sim as tomar a partir de informações, e isso é cada vez um papel mais importante dentro de uma empresa. Delegar é, na realidade, confiar autoridade aos outros, uma vez que eles são independentes para tomar decisões e a partir do momento que algo sai errado a responsabilidade do erro também é do líder. Uma dica é liderar de modo que as coisas não dêem errado.

Para que uma pessoa possa realizar determinado trabalho, o líder tem que se assegurar que:

– O colaborador sabe o que o líder quer;

– O colaborador tem autoridade para realizar a tarefa

– O colaborador sabe como realizar a tarefa.

E para isso é necessário que o líder possa se comunicar claramente e explicar a importância da tarefa, precisa ser ciente da importância da sua descrição e ter fontes seguras e relevantes de informações.

Porém, muito mais do que delegar, um líder deve ter o poder de influenciar de maneira positiva sua equipe de modo que todos alcancem o objetivo e os resultados esperados, para isso um líder deve possuir qualidades como dedicação, entusiasmo, equilíbrio e confiança.

De acordo com o escritor do blog Jornal do Empreendedor Enrico Cardoso que trabalha com storytelling para construção de marcas, há 3 habilidades para a liderança:

– Flexibilidade, na qual o líder deve educar sua mente para novas habilidades e novos conhecimentos. Um líder deve se manter sempre informado e procurar sempre modelos de liderança, pois essas experiências são fundamentais para construir flexibilidade em abordagens futuras.

– Força, se baseia em aprimorar conhecimento e habilidades existentes, e através disso reforçar os pontos fortes da equipe.

– Agilidade, é o líder conhecer a instituição e usar a intuição para tomar decisões rápidas baseadas em informações disponíveis.

Apesar de todas essas habilidades há também uma técnica muito utilizada atualmente para desenvolver a liderança e, além disso, desenvolver as pessoas, é o chamado “Coaching”. O Coaching é um processo de aprimoramento e desenvolvimento dos potenciais humanos, que, por meio de técnicas e ferramentas desenvolvidas com base em diversas ciências, busca o alcance de resultados de forma otimizada e assertiva, alcançando as metas que são estipuladas pela pessoa.

Percebemos que liderar é mais do que comandar, é influenciar e se manter informado, é buscar o melhor para os colaboradores, é pensar na empresa como um tudo e ao mesmo tempo pensar em cada um, é saber lidar com situações bem inusitadas e ter responsabilidades para tomar decisões.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *