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Consultoria: Tudo o que você precisa saber sobre uma


Com a evolução do mercado e o aumento dos parâmetros impostos tanto por consumidores quanto por concorrentes surge, para as empresas, a necessidade de melhorias constantes, e é justamente isso que as consultorias empresariais resolvem, costumamos sempre fazer uma analogia de um consultor com um médico, existem sempre pacientes (empresas) que buscam se prevenir de problemas futuros, assim como há empreendedores que sempre buscam visões externas acerca dos panoramas existentes dentro de suas empresas, com o intuito de prevenir alguns problemas futuros. Mas também existem aqueles empreendedores que buscam ajuda apenas em momentos de extrema necessidade, de fato, casos de vida ou morte, neste caso, ações que devem ser executadas para evitar resultados extremamente prejudiciais para sua respectiva empresa.

Por se tratar de um serviço, em grande parte dos casos as consultorias possuem um estilo de projeto único, raramente são levadas as mesmas soluções para clientes diferentes, tendo em vista suas necessidades. É extremamente importante que o consultor domine e tenha uma visão holística de gestão, para poder identificar problemas e saber como lidar com situações nas mais diversas áreas (pessoas, marketing, finanças, estratégia ou processos). Em contrapartida é essencial que todo o projeto seja feito em conjunto com o gestor da empresa, tendo em vista que por questão de rotina, ele é a pessoa que mais entende do funcionamento dela, sendo o casamento ideal para uma boa definição de ações que possibilitem o sucesso organizacional.  

Mas, como uma consultoria pode ser a solução para o problema enfrentado pela sua empresa?

É simples, a partir de uma visão externa sobre a empresa é possível ultrapassar a conhecida “Miopia do gestor”, quando seus proprietários ou pessoas responsáveis pela gestão não conseguem enxergar algumas situações dentro desse ambiente, como por exemplo:

-Desalinhamento e falta de motivação da equipe;

-Problemas com a gestão de recursos financeiros;

Perdas de clientes ou insatisfação dos mesmos;

-Perdas excessiva de material no processo produtivo;

-Falta de cumprimento de prazos.

Como toda consultoria, antes da elaboração de um modelo de serviço passa por um processo extremamente importante, o diagnóstico organizacional, onde de fato é possível coletar todas as informações relevantes, são percebidos em grande maioria dos casos os pontos de melhoria da empresa. Na grande maioria dos casos os problemas percebidos pelo consultor e a equipe de consultoria, quando não se tratam de problemas extremamente nítidos, que os gestores nem tenham ciência do problema, reforçando a ideia do termo “Miopia do gestor”, trazendo uma exemplificação: durante um diagnóstico feito com um gestor antes das coletas de dado (exames), era nítido que o gestor não percebia problemas com a equipe, acreditando que todos eram extremamente alinhados com a empresa e sua atividade fim, porém, ao elaborarmos uma pequena pesquisa de clima, foi possível constatar que parte dos funcionários se sentiam insatisfeitos com a organização, principalmente com o clima.

Qual o passo a passo de uma consultoria?

Como citado anteriormente a primeira etapa a ser feita, é o Diagnóstico, onde basicamente coletamos os “dados vitais” da empresa, geralmente nesse processo todos os pontos que regem o funcionamento da empresa, são utilizadas algumas ferramentas como os “5 porquês”, Diagrama de Ishikawa, Modelo de excelência em gestão ou simplesmente diagnóstico por observação, onde alguns processos vitais são checados.  Um ponto importante para se abordar é que o Diagnóstico deve ser feito antes da elaboração da estrutura do projeto da consultoria para evitar que soluções não tão efetivas sejam tratadas como prioridade. Sendo assim o Diagnóstico é ponto principal antes da elaboração da estrutura do projeto.

Partindo desse pressuposto, após o diagnóstico, é possível partir para uma estrutura de consultoria mais assertiva.

Como existem inúmeros modelos de consultoria nas mais diversas áreas, exemplificaremos com um pequeno case, como ocorre a estruturação de um projeto.

“Um gestor busca a EJA Consultoria após perceber que parte dos seus clientes pararam de consumir seus serviços, partindo desse pressuposto e após a elaboração de um diagnóstico para garantir que não existam problemas mais emergenciais à serem resolvidos, partimos para a estruturação de um projeto. Que segue a seguinte metodologia”, o projeto citado se trata de um serviço em Marketing

Etapas:

  • Coleta de dados com os atuais clientes para o entendimento dos pontos de vistas existentes do consumidor para com a empresa;

  • Coleta de dados com consumidores de empresas concorrentes para verificar quais os pontos eles consideram essenciais nessa empresa, e o que enxergar de ponto positivo nela;

  • Elaboração de estratégias de marketing (Mix de marketing, planos de comunicação Integrada, programas de fidelização, incentivos a indicações, etc.);

  • Estruturação da ferramenta de implementação;

  • Elaboração dos pontos de controle;

  • Acompanhamento de resultados.

Além dessa estruturação, são levantadas as ações de Impacto vs Esforço para um resultado mais rápido e perceptível pelo gestor. Nesse ponto é utilizado a Matriz de Impacto.

As consultorias são extremamente essenciais para as empresas, independente do seu estado, mais uma vez fazendo uma analogia com a saúde humana, por mais saudável que você possa ser, tenho certeza que em algum momento você procurará um médico, talvez por escolha própria ou por imposição da situação.

Tenha sempre em mente, a saúde da sua empresa não depende apenas de ações corretas, mas ações necessárias, com o tempo cada vez mais curto, principalmente para gestores de negócio, surge a necessidade de auxílio. Se tem algo que percebemos durante 27 anos de existência nesse ramo é que, por mais que as empresas sejam extremamente bem estruturadas, ou aparentem isso, sempre há pontos de melhoria para serem abordados.

Caso você tenha alguma dúvida, ou deseje saber mais sobre consultorias entre em contato conosco.

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