Como construir uma estratégia de sucesso.png 2

COMO CONSTRUIR UMA ESTRATÉGIA DE SUCESSO

A origem da estratégia como um meio para obtenção de resultados, se deu em meados da década de 1960, quando os militares começaram a desenvolver técnicas para vencerem seus adversários. A partir deste advento, surgiram os primeiros teóricos da estratégia.

Segundo Kenneth Andrews, à quem é associada a primeira onda de escritos sobre estratégia, para que ela obtenha sucesso, primeiramente, o gestor necessita distinguir dois pontos com muita ênfase: a formulação da implementação, ou seja, o pensamento da ação. O ponto básico para formulação da estratégia é o alinhamento entre a conjuntura interna da empresa, identificando suas potencialidades e, por outro lado suas debilidades, porém sem esquecer das oportunidades e ameaças que o mercado e demais fatores externos à organização impõem. Após a análise dos ambientes interno e externo, os estrategistas precisarão observar a capacidade real, tanto intelectual como de recursos da organização para usufruir das oportunidades que o mercado dispõe.

Todavia, para implementar a estratégia é necessário ponderar um fator determinante: o posicionamento das partes interessadas. Por mais que a análise do micro e macro ambiente apontem a formulação de uma estratégia consistente, é preciso considerar os interesses dos stakeholders. Caso não esteja coerente às ambições deles, é o momento de rever as estratégias. Ademais, para que se tenha sucesso no segundo pilar da estratégia, a implementação, é preciso tornar a estratégia totalmente compreensível a todos. Atualmente, as empresas atuam com quadros de gestão à vista, expondo indicadores e metas a serem alcançadas por toda a empresa.

Por outro lado, temos a implementação. Aqui, encontraremos a fusão entre dois pontos, aparentemente opostos: a elaboração de planos de ação e a liderança inspiradora. Os planos de ação permeiam o âmbito do concreto. São traçados meios simples e claros para alcançar aquilo que foi estabelecido na formulação da estratégia. Ao passo que, a liderança inspiradora está para guiar e motivar a realização desses planos, ou seja, são complementares para o sucesso pleno da estratégia. Contudo, é imprescindível a constituição de um meio formal para acompanhar os resultados obtidos no decorrer implementação da estratégia. Para isso, normalmente são construídos indicadores, que se configuram como ferramentas de gestão essenciais para apresentar de maneira mensurável o estado real de uma organização.

Como vai a estratégia da sua empresa? Nós podemos te ajudar! Ligue agora (83) 9 8610-8264 e agende uma visita com os nossos consultores.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *