NOSSO BLOG | EJA CONSULTORIA


Cinco problemas gerados por ambientes desorganizados


Ambientes desorganizados não são exatamente uma novidade no comércio em geral. Raramente encontramos locais que dispõem de um layout conciso e que consegue seguir um padrão, sem prejudicar a ambientação interna e externa da organização. Mas que tipo de problema um ambiente desorganizado pode trazer para a sua empresa? Não se engane; quando se trata da impressão do consumidor os prejuízos a sua empresa vão muito além da imagem de sua marca.

1- Mercadorias sem visibilidade:

Imagine um cliente chegando na sua loja e não identificando o mais importante: seu produto. Nenhum comerciante gostaria de passar por isso, claro. Porém esta é uma situação recorrente. Segundo pesquisas referentes a área do comportamento do consumidor, cerca de 83% do nosso poder de decisão está baseado na visão. Sendo assim, como o consumidor pode utilizar o fator mais importante se não percebe o produto?

2- Desorganização interna:

Como você se sentiria ao entrar em um estabelecimento sem organização? Sentiria-se motivado em realizar a compra? Provavelmente, não. Os clientes têm hábitos que são de certa forma básicos no que diz respeito ao seu comportamento de compra. Quando ele se sente à vontade em um estabelecimento tende a passar mais tempo no local e assim, a probabilidade de realizar a compra é maior. Por sua vez, em ambientes sem organização e que não os passam “conforto” e “segurança”, o cliente reduz a sua estadia, diminuindo o tempo total no local, e assim, dificultando a possibilidade da venda.

3 – Falta de higiene e limpeza:

Quando se trata de um fator básico, é sempre bom ter cuidado. Provavelmente sua empresa não será elogiada por praticá-los; porém deixá-los de lado pode ocasionar uma péssima primeira impressão (talvez quase irreparável) com seus clientes.

4 – Falta de iluminação adequada:

A iluminação pode afetar muito o ambiente no geral, pois altera o ambiente no geral. Por este motivo as grandes lojas investem tanto em iluminação para destaque de alguns produtos, ajudando em sua visibilidade e proporcionando um ambiente diferente com melhores condições para o fechamento.

5 – Fachada da loja:

Quer boa impressão melhor para um estabelecimento que a sua fachada? Mesmo assim, não é raro encontrar no comércio de João Pessoa locais sem qualquer padrão com a identidade visual da organização ou estabelecimento. Fora isso, não é raro encontrar fachadas completamente abandonadas.

Essas são apenas algumas das muitas variáveis que podem ter correlação com os ambientes desorganizados. É muito importante que o gestor tenha conhecimento destes fatores para que os planos de ação sejam trabalhados e assim, a situação seja remediada.

Você sofre com algum destes problemas? Você sabia que a EJA Consultoria pode ajudar em sua resolução? Entre em contato conosco e marque um diagnóstico gratuito para sua empresa.

POST ANTERIOR

POST RECENTE